Flavio, saia de cima do muro!

Às vezes me acusam de estar em cima do muro. Política e religião são os temas preferidos de gente que me cobra mais “objetividade”, como se eu precisasse me posicionar contra ou a favor em relação a partidos políticos ou instituições religiosas.

A maioria dos que pensam assim dizem que é necessário colocar-se nos debates, argumentando, promovendo discussões, e para tal citam muitas vezes Martin Luther King que dizia ter mais medo do silêncio omisso dos “bons” do que do grito dos “maus”.

Concordo que vivemos dias difíceis, que há muita distorção de valores, que o significado das coisas tem se tornado raso, rarefeito, confundido-se frequentemente conteúdo com superfície. Percebo uma sociedade cada vez menos consciente do nível de condicionamento que se expõe, facilitando manipulações de todos os lados, poucos ganham, muitos perdem. Em nome da política e da fé (para ficar nos temas mais citados) cria-se monstros, engole-se sapos até que a maioria se acostume e pense que está tudo bem.

No entanto, não creio que os embates ideológicos sejam a melhor solução. Respeito quem tenha ânimo para isso, não é meu caso. Acredito que há um bilhão de maneiras para falar exatamente a mesma coisa, então, por que fazemos sempre do mesmo jeito e geralmente do pior? Ou você acha que as porradas e acusações promovem consciência? Sinceramente acredita que discursos políticos promovem consciência política? Será que catequese religiosa favorece visões de vida mais profundas?

Já escrevi aqui inúmeras vezes, na minha opinião o problema dos sistemas (sejam eles quais forem) não está nos sistemas, mas nas pessoas. “Política”, “religião” são nomes que damos para sistemas constituídos por gente, que refletirão ambivalências humanas, que espelharão o que somos. Enquanto nossa luta for contra sistemas, o máximo que faremos será depor um e colocar outro no lugar (comprove com facilidade observando a história). Outro que, com o tempo, tenderá a repetir os mesmos erros, talvez com outras caras, aliviando aqui, pesando mais ali, mas sempre refletindo pessoas.

Não entro em debates ideológicos porque não creio nisso. Creio que o único jeito de mudar o mundo é mudar o mundo que somos. É trabalhar em favor da consciência humana, do que estamos nos tornando, das verdades que construímos na gente. Quem se enxerga desiste de apontar as falhas alheias porque agora terá trabalho suficiente em si mesmo. Cada vez que uma consciência acende, um novo mundo acontece.

Perdoe os que esperam de mim posicionamentos políticos/ideológicos, religiosos/iluminados, ou qualquer outro posicionamento que esteja fora, não nas pessoas.

Enquanto o mundo guerreia na insana tentativa de converter soldados para suas causas, prefiro posicionar-me em humanidade, em abertura, na consciência de que, seja no âmbito político, religioso, ou no que mais quiser, influenciarei enquanto estiver, não em cima, mas acima dos muros, sem necessidade de lados, sem exércitos de nenhuma natureza, enxergando pessoas ao invés de sistemas, olhando, sobretudo para as pessoas, não seus rótulos.

Não estou em guerra contra ninguém, não me colocarei em nenhuma trincheira. Não acredito nisso, tampouco tenho ânimo. Acredito em gente e só consigo vislumbrar alguma ponta de mudança concreta quando a mudança dos sistemas for reflexo da mudança das pessoas. Perdoe se pensa diferente, mas é assim que eu creio.

Anúncios

3 comentários em “Flavio, saia de cima do muro!

  1. Flavio bom dia!
    Vendo o texto acima me identifico com ele pois sempre tenho sido questionado por nao frequentar uma denominaçao, apesar de expor a minha convicçao em JESUS CRISTO, bem sei que o que preciso para me conectar com ele é de simplicidade, e de um coraçao cada dia repleto de desejos de ser um ser humano melhor aos que me cercam entendo que todo sistema esta comrropido ,mas a causa disto e uma parte dominante que manobra a massa com ilusoes em todos os sentidos ,certo da certeza que seu trabalho proporcionara descobertas incriveis nas vidas de muitas pessoas ,quero ter a oportunidade de participar dos seus encontros o meu hotmail e leon_santos2007@hotmail.com meu nome e Leondeniz reis dos santos

    abraços e que DEUS te ilumine a cada dia mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s