Mude a perspectiva

Você que me lê, onde está agora?

Sentado diante dessa telinha, talvez veja o quarto, o escritório, as pessoas desse ambiente; vê o mundo a partir de uma perspectiva.

Se der três passos para a esquerda, subir em uma cadeira, ir até a porta, se agachar, sair de onde está, toda sua perspectiva mudará. O mundo que parecia fixo deixou de ser, tudo ficou diferente porque você se mexeu.

Nossa percepção sobre a realidade é condicionada a posição que estamos em relação a ela.

É sempre assim.

Olhamos o mundo sob nossa fixidez de valores, nosso entendimento, talvez baseado em leis, padrões, convicções, convenções, receios e medos.

Aliás, o medo é uma das piores maneiras de enxergar a realidade porque ele sempre a interpreta contra si mesmo. Sempre.

Isso quer dizer que o que lhe parece real, quase sempre está intoxicado de você, de modo que uma simples mudança de perspectiva pode construir um mundo absolutamente novo, ainda que os elementos de fora sejam exatamente os mesmos.

A física quântica fala sobre a possibilidade do olhar mudar a matéria. Ora, o olhar muda o mundo inteiro.

Afinal de contas, seu mundo é continuamente interpretado e reinterpretado a partir de você mesmo.

Mude a perspectiva. Tente subir na cadeira, andar um pouco mais para o lado, olhe do outro lado da sala, saia desse canto empoeirado, estique as pernas e, perceba: tudo mudará.

É uma escolha de quem não se apega aos lugares e entende que a vida se movimenta. Movimente-se, abra a janela sem medo. Aprecie a paisagem. janela19-2000x2000

Anúncios

4 comentários em “Mude a perspectiva

  1. Boa tarde, Flavio e a todos os vagalumes!

    Deixa eu compartilhar algo que aconteceu comigo essa semana: Indo ao trabalho, no ponto de ônibus, observei um homem (de rua), todo sujo, carregando um saco, sentou num tronco que estava em frente a uma área onde vende plantas…sentou, colocou o saco do lado, abaixou a cabeça e colocou-a entre as mãos, numa postura que eu interpretei como desolação, desesperança, desespero…fiquei pensando, e senti uma vontade de ir lá conversar com ele, mas não fui, peguei o ônibus e fui trabalhar, sem tirá-lo do pensamento. Hoje, antes de sair de casa, conversando com minha irmã, perguntei se ela lembrava do homem sujo, ela falou que sim, daí, perguntei se ela teria coragem de ir falar com ele, ela falou que não, pois tinha medo, eu perguntei de quê? Ela falou, de ele me agredir, eu disse: mas ele não tinha cara ameaçadora…será que era medo que você sentiu ou vergonha de falar com ele, com muitas pessoas perto…daí ela falou, acho que é vergonha mesmo…e eu concordei…vergonha do que as pessoas vão pensar de você…hoje eu sinto um forte arrependimento por não ter ido falar com o homem, simplesmente porque ainda estou condicionada aos conceitos e preconceitos fortemente enraizados na sociedade.

    Medo que paralisa, vergonha de ser ridicularizado, tudo ilusão.

    Mas fica a reflexão…

    Maria José

  2. Flávio, quando você repete a frase “A física quântica fala sobre a possibilidade do olhar mudar a matéria. ”
    Eu particularmente não entendo, embora eu seja bastante metafórica, tenho um censo crítico que eu diria até insuportável…
    eu não concordando com a frase literalmente, olho-a pelo angulo da metáfora, ou seja, ao olhar e enxergar e tomar uma iniciativa, eu posso alterar para o bem ou para o mal o que eu estiver vendo. Não consigo enxergar além disso.
    O que me assusta é que ao entrar com essa frase no google para ver o que eu encontro a respeito, me deparei com o uso da palavra ” física quântica” de maneira totalmente deturpada e aliciada…
    A física quântica é uma área da física enquanto ciência que procura entender as partículas sub atômicas, se existem, e provaram que existem, como são formadas as partículas sub atómicas, ou seja menores que o átomo, já que o átomo também já foi até fotografado

    e as partículas sub atômicas já se conhecem algumas e como interagem, e viu-se e fotografou-se os seus espectros…

    estou comentando isso. porque como dizia acima procurei a frase que você disse e encontrei este site

    http://www.vocevencedor.com.br/artigos/mundo-quantico/fisica-das-possibilidades

    a análise disso, fica por conta de quem quiser analisar!!! eu particularmente, penso que tem muita gente querendo ganhar dinheiro sem o menor escrúpulo e usando física quântica como um novo modismo, e convenhamos física quântica é mais uma etapa aberta ao avanço da ciência como foi a física molecular é o avanço do conhecimento e na área da ciência, nada mais …. deu para entender?

    abraços
    Mp

  3. Flávio! Obrigada pelo texto. Encontrei seu blog “por acaso” em um dia que necessitava lê-lo.
    Nas fotografias que faço a perspectiva é o principal, porém, na vida não me atentei a olhar diferentes perspectivas que tenho disponível.
    Gratidão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s