Jamais se apaixone por seu próprio dirigível – Mensagens que chegam pela manhã (áudio)

Há gente simples, muitas vezes sem acesso ao conhecimento intelectual, com espantosa amplitude de olhar, sábios em suas escolhas e renúncias. Eles nos lembram que não há respostas nas letras, mas na capacidade de conectarmos as experiências em simplicidade. O problema do apego à intelectualidade é que ela gera medidas para nos compararmos, como se uns valessem mais, como se outros merecessem menos. “Jamais se apaixone por seu próprio dirigível” é um texto do italiano Umberto Eco e serviu de ilustração para uma reflexão no meu programa de rádio. Acompanhe abaixo o áudio

Anúncios

2 comentários em “Jamais se apaixone por seu próprio dirigível – Mensagens que chegam pela manhã (áudio)

  1. Flávio, bom dia, aliás domingo!
    Não sei porque, mas já sabendo, toda vez que você diz Física quântica e dá uma risadinha, parece que está falando pra mim…. mas não faz mau não.. eu até gosto desse sentimento.
    Eu friso a física quântica, não enquanto uma matéria escolar, mas um avanço da ciência, no seguinte sentido:
    Exemplo o padeiro sabe fazer o que é devido na sua profissão, sabe que o pão é feito de trigo, sal e fermento deve ser sovado, descansado, dado forma e assar.
    mas o agrônomo entende da terra clima plantação até colheira do trigo, o biólogo entende da natureza do trigo, o químico entende da reação do trigo aos diversos manuseios Biológicos, mecânicos e térmicos do trigo e assim vai o padeiro, o confeiteiro, tudo para frente, para o que pode e poderá ser feito; e para trás,
    quem estuda a nível atômico, e ao chegarmos em sub atômico que é tratado na física quântica enxergamos uma grande surpresa, outrora inimaginável. Sabe o que é?
    – fazendo uma analogia com a confeitaria e como se estivéssemos cansados de saber que a confeitaria necessita de trigo entre várias outras coisas, e, esquecessemos do agrônomo, do biólogo da física mecânica e térmica….
    com a Física Quântica vemos que tanto o trigo, nós e o planeta juntamente com o universo e tudo o que ele pode conter, ter e ser, começa com energia e massa (e não é de trigo kkkkk) e que essa massa volta a tornar-se energia ciclicamente e o combustível para isso é a vida, toda e qualquer tipo de vida, feito compostagem, onde você enterra em qualquer cantinho de terra no fundo do quintal, casca de frutas, pó de café, casca de legumes e verduras, casca de ovos e vai criando terra com ajuda da próprias minhocas que você não precisa comprar pois elas é que encontrarão e produziram de graça mais terra e quando você menos esperar aquele cantinho está cheio de terra nova ou seja, onde você enterrou vai crescendo do o montinho, isso sem aprofundar o buraco e sem você retirar mais terra do que produz.
    Enfim, a energia que forma a massa que gera vida, para mim é como uma santíssima trindade e Deus por ser a designação do primordial desconhecido, dever ser o que está anterior a isso. e como para sermos o que somos, somos códigos genéticos não podem esquecer como se fazem as coisas, se esquecem se extinguem e se não forem suficiente, se aprimoram, portanto trazemos dentro de nós todo o conhecimento que faz a ciência, a filosofia, a história, o tempo este é o mais efêmero que todos.
    O dia em que pudermos embalar( de embalagem) o planeta poderemos também fazer viagens no tempo,
    pra que viagem no tempo, se cada geração já é uma viagem…
    saí fora do assunto?
    Deixa pra lá…
    Beijos
    Mp

  2. Mp, se todos pensassem e se referissem a física quantica ou qualquer outro aspecto da vida com a seriedade e inteligencia que você sempre demonstra, minha “risadinha” seria de satisfação. Quando me refiro ironicamente ao assunto falo sobre os que usam a física pra vender produtos, alterando o que é tão lindo em nome de seus próprios interesses. Antes todos levassem a coisa a serio como você. Gosto quando aparece e opina aqui, muito obrigado ! Beijos pra você tbm !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s