Tempestades nas asas da borboleta

Antoine.5d905fa841a6dc2b3bde7879864a38e7

Gosto de uma cena narrada por Saint Exupéry em Terra dos homens. Ele conta que logo pela manhã estava diante do espelho rachado, toalha no pescoço, fazendo a barba enquanto se preparava para decolar. Ele ouve um leve ruído. Um pequeno inseto bate em sua lanterna e então acontece o milagre: “Sem que eu saiba por quê” – ele diz, “esse pequeno inseto parece dar uma picada em meu coração.”

Pouco depois uma borboleta verde. Alguns segundos e dois outros insetos parecem querer dizer alguma coisa. Inquieto o piloto/escritor para o que está fazendo e vai observar o tempo com mais cuidado. Apesar da sutileza os sinais ocupam seus lugares: o vento, a poeira, a temperatura, os insetos… Todos dizendo a mesma coisa: Uma tempestade de areia se aproxima.

Sempre que leio essa passagem fico pensando nas borboletas que não vi. Nos sinais do dia a dia, tão cotidianos para merecerem minha atenção, sempre na expectativa de algo grandioso, de trombetas, pirotecnias, espetáculos que supram a necessidade de respostas.

É essa expectativa que nos torna tão expostos aos “vendedores de facilidades”, tão cegos para os movimentos sutis, constantes, presentes da vida. Corremos atrás de muito barulho, de complexidades que nos frustarão, promoverão distrações e nada mais.

Você não precisa ser “merecedor” de respostas. Elas jã estão espalhadas pelo caminho. Tudo o que precisa é aquietar-se e deixar que a “picada em seu coração” lhe mova o rosto para o que os insetos querem dizer. Tudo fala. Eu não ouço.

Saint Exupéry termina dizendo “O que me enche de alegria bárbara é haver compreendido por um leve sinal uma linguagem secreta, é haver farejado a tempestade como um primitivo, em que todo o futuro se anuncia por leves rumores. É ter lido a cólera do deserto no fremir das asas de uma lavadeira.”

Os insetos. As sutilezas. Os milagres. A vida.  No simples fremir das asas de uma lavadeira.

Anúncios

Um comentário em “Tempestades nas asas da borboleta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s