Unanimidades?

Agora há pouco li que a família de um cantor sertanejo falecido recentemente está processando um jornalista por terem discordado da opinião dele. Não é questão da opinião estar certa ou errada. Não tem a ver com discordar ou concordar, muito menos discutir até que ponto uma “pessoa pública” faz um comentário feliz ou infeliz, por isso não trato aqui sobre a opinião objetivamente.
Falo sobre um sentimento esquisito, que combina o “politicamente correto” e a falta de habilidade em compreender o que vai além do óbvio, que não seja maniqueísta, que não seja polarizador. Vou desconsiderar o oportunismo de quem lucra com essa combinação.
Sinto que estamos gerando uma sociedade empobrecida em suas expressões, enquanto se manipula com medo, censura opiniões que não sejam legitimadas pelas “massas” e os aplausos subsequentes. Isso se projeta no trato, no voto, na fé, no jeito de interpretar a vida.
Parece que estamos reduzindo a arte, encapsulando o humor, confinando a política em slogans, cerceando a liberdade de que cada um diga o que pensa, seja o que é.
Estranho constatar que, em tempos de redes sociais e tecnologias que facilitam a comunicação, as opiniões estão cada vez mais pobres, os discursos vazios, os olhares difusos, confusos, sendo quase sempre direcionados aos tais “dois minutos de ódio” projetados no próximo alvo. Qual será a próxima declaração ultrajante? Quem me ofenderá amanhã?
Na sociedade descrita por George Orwell no livro 1984 um dos recursos da “Polícia do Pensamento” era modificar as palavras, reduzindo seus significados para evitar oposições ao regime. Uma guerra de pensamentos, de expressões, de ideias:
“Guerra é Paz; Liberdade é Escravidão; Ignorância é Força” era o lema.
Parece que ser politicamente correto tem a ver com pedir desculpas por ter uma opinião diferente da maioria, ou, quem sabe, deixar que os outros pensem, sintam e concluam por mim. Não acho que seja a toa. Unanimidades? Bem, talvez Nelson Rodrigues tenha razão. 858502-zeca-camargo-critica-cobertura-da-morte-950x0-2

Anúncios

3 comentários em “Unanimidades?

  1. Flavio, boa noite!

    Diferente de você, vou considerar o “oportunismo de quem lucra com essa combinação”. É muito triste percebermos a sociedade cada vez mais “empobrecida em suas expressões”. Nelson Rodrigues de fato pode ter razão…” Quem pensa como a unanimidade não precisa pensar”…ninguém mais pensa antes de se expressar e outros aplaudem sem refletir. Li o livro de George Orwell ano passado, depois que ouvi você citá-lo e até hoje me arrepio só de pensar em como estamos caminhando para a realidade descrita nele, de forma quase imperceptível.

    Grande texto, parabéns!

    Abraço.

    Maria José 🙂

  2. Ai!! Que dó!!! … Processem tudo e todos mesmo! Principalmente os que se julgam acima dos outros… os que tem o poder da palavra e não as usam para o bem comum, os que tem como lema atuar na medicina em prol da dignidade do próximo e ao contrário escarra na internet cenas, das mais íntimas da integridade ou desintegridade humana, processem sim, os idiotas bem pagos, homens da mídia, e aqueles cuja comparação não excede parâmetros entre Michael Jacson e Princesa Diane … Que dó!!! …
    Gosto das obras de Nelson Rodrigues, mas penso que ele não tinha muita razão, não, quando disse que toda “unanimidade é burra” eu diria carente …. de tudo… e pra dizer a verdade detesto os “intelectualizados políticos” que usam essa frase de forma pejorativa em relação ao “não pensa como eu, não serve” …
    a vida, a humanidade é muito mais que isso, é muito mais que ser bom ou mau,”politicamente correto” QUE MERDA DE PALAVRA É ESSA – O QUE QUER DIZER POLÍTICA?
    Política é o poder do povo para o povo , e quem é o povo? povo é o cidadão! E só é cidadão quem tem dinheiro e poder!!!! e quem é que tem isso?
    Esses cretinos partidários da atual posição que nunca entenderam Marx mas os utiliza da pior forma possível, é que inventaram essa concordância ” politicamente correto”, que só existe na falta de vergonha dos mesmos….. tchau … tchau … vou-me antes que me processem ou me internem…..

    Mp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s