Perdão

Perdoar é difícil porque não pressupõe reciprocidade, tampouco deve se vincular a escancaradas ou tímidas demonstrações de arrependimento justamente por uma razão: Não perdoo para o outro, mas para mim.

É o perdão que me liberta do corrosivo sentimento de ter sido injustiçado, vítima de qualquer coisa, ainda que de fato eu tenha sido ofendido. Estou falando sobre um passo além, sobre uma perspectiva acima, sobre um olhar que transcende e não pode se condicionar a nenhum tipo de expectativa, deixando-se sequestrar na dependência de que, antes que eu perdoe, o outro me peça perdão.

Arrepender-se, pedir perdão, tomar consciência da ofensa é importante para o ofensor, isso o libertará do peso do ato, ainda que porventura tenha que pagar pelo que fez, no entanto, meu perdão só será genuíno se, quando o arrependido chegar, antes mesmo, ele já estiver perdoado por mim.

Não é fácil e, talvez por isso, seja um exercício tão profundo e tão pouco praticado. Experimente !

Anúncios

4 comentários em “Perdão

  1. Perdoar! Perdoar o que e quem?
    Uma vez numa palestra nós disseram que qualquer mudança que se queira fazer na vida começa pelo perdão, e que a primeira pessoa a ser perdoada seria a nossa mãe, e , foi feita a proposta para perdoarmos mentalmente, todos deram-se as mãos (ninguém conhecia ninguém) e a minha vida inteira veio a mente naquele instante, e eu não tinha nada à perdoar na minha mãe, porque tudo era decorrência, e o perdão passou a não significar nada para mim, pois não há motivos, a não ser judiciais, de se perdoar ou ser perdoado, a “falta” não é ato de uma só pessoa, lembre-se ninguém é culpado sozinho e se houver a necessidade do perdão, não vale a pena a convivência… seria viver com as mochilas carregadas…

    Mp

  2. Perdoar, oh sentimento difícil de se conquistar!
    Mp, suas palavras foram bem colocadas “ninguém é culpado sozinho e se houver a necessidade do perdão, não vale a pena a convivência… seria viver com as mochilas carregadas…”. Acredito que só a distância e o tempo cure um coração magoado.

    Abraços.

    Maria José 🙂

  3. Maria José devemos viver em amor e existe uma daquelas frases pueris e que eu levo muito a sério que diz “amar é não precisar pedir perdão” eu vou por aí…pois perdoar é função do olhar, ele é quem perdoa!

    Abraços
    Mp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s