Deus existe? Quem é Deus?

Somos seres culturais e nos apegamos às nossas ideias. Elas viram caixas protetoras e, como animais que somos, reagimos ao menor sinal de ameaça. Não há nada de errado em desenvolvermos nossas culturas, tomos temos, mas o problema é quando elas vão se tornando absolutas, dando margem a posturas fundamentalistas. Agora virou “vontade de Deus”, “em nome de Alá”, passou a ser razão para que eu me oponha à você, afinal, se você pensa diferente é inimigo. Todo ponto de vista é apenas a vista de um ponto. Toda “verdade” é fragmento do todo, geralmente as certezas mais dogmáticas são facilmente relativizadas diante de um olhar desassombrado, sensível, verdadeiro. E “Deus” onde entra nisso? Abaixo uma curtíssima reflexão a respeito. 

Anúncios

3 comentários em “Deus existe? Quem é Deus?

  1. Flavio, boa noite!

    Apesar de entender/aceitar Deus em tudo, o que torna difícil a compreensão desse Deus em tudo, foi exatamente a sua colocação que “existe uma consciência maior que é DEUS”, que eu compartilho contigo, mas, se todas as outras coisas que contém fragmentos de DEUS, ou seja, fragmentos dessa consciência maior e cuja finalidade aqui na terra ou seja lá onde for, é aprender a amar – amar a si mesmo e ao próximo, subtende que essa consciência maior não conhece o amor e se fragmentou para aprender. Sua reflexão sobre a questão foi brilhante, mas no final você coloca que existe um abismo na compreensão total de Deus (concordo), que até onde você compreende já é o suficiente, ou seja, você não questiona mais nada mesmo?

    Abraço.

    Maria José 🙂

  2. Maria querida…. já é suficiente porque me torna grato e aberto para aprender no caminho. Entendi que aprendo sobre Deus quando aprendo sobre mim, sobre você, sobre a vida toda. Isso tira o peso da angústia e transforma o processo de aprendizado em uma relação de amor. 🙂 Abraço pra vc tbm!

  3. Suas palavras são confortantes e realmente ameniza o peso da angústia. Sou muito, muito grata por ter encontrado você nessa caminhada amigo.

    Abração.

    Maria José 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s