Os centros do universo

Houve um tempo em que os astrônomos, como quem se perde no meio de um denso nevoeiro e tateia sem ter ideia de onde está, diziam que a Terra era o centro do universo. Pudera, tudo contribuía com esse pensamento: Os padres, porta vozes dos céus, explicavam que somos raça do planeta escolhido e a mínima dúvida representaria grave heresia.
Além disso nada indicava o menor sinal de vida nesse espaço gigante, vazio, assustador e sem nenhum sentido a não ser pela existência do planeta azul.
Curioso é que a grande resistência diante das primeiras especulações de que a terra não era o centro do universo nasciam do fato de que, sendo assim, nosso senso de importância, de “raça escolhida”, diminuía. Eramos poeiras vagando no meio do nada.
Com o “rebaixamento” da Terra a igreja seria obrigada a rever algumas certezas e a autocrítica sempre foi sacrificante para ela.
O que essas pessoas não sabiam é que não são geografias que determinam o centro do universo, é mais do que isso.
Como o centro do universo dos pais que vigiam o pedaço de gente que dorme no berço, os amantes que esquecem o mundo e anseiam por qualquer tempo juntos, o abraço que vira casa quando o sentimento é de estarmos perdidos.
O universo tem muitos centros. Centros desconectados dos espaços porque são dimensões do amor.
Centros que orbitam sobre o ponto de referência que chamo de eu e se projetam no olhar que se expande para o infinito.
O amor é a fresta de onde vejo. Daqui relativizo os significados dos astrônomos, dos religiosos ou de quem mede com palmos o que é selvagem e não cabe em nossas medidas. O que importa o centro geográfico do universo se espaço algum caberia na fresta de onde vejo?
Nesse ponto que sou há infinitos centros e todos eles refletem os universos que não cabem em lugar algum, a não ser dentro de mim.
20160506_113106[1]
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s