Escândalo Temer: A história insiste.

Depois do escândalo Temer/Aécio a completa desesperança tomou conta dos brasileiros. Hoje de manhã li muitas opiniões de articulistas, repórteres e internautas tentando imaginar “quem irá nos salvar”. Então aparece de tudo: Volta Dilma, volta Lula, voltam militares e por aí vai.
A questão é: ninguém irá nos salvar!
Na história recente, desde Tancredo, o povo espera a intervenção de algum messias acima do bem e do mal, que promoverá prosperidade e justiça. Vimos no que deu.
Talvez esteja mais do que na hora de usarmos a crise para ganharmos consciência.
A corrupção chegou aos níveis que estamos vendo porque a estrutura é montada para ser assim. Isso envolve a política partidária, as empresas, o judiciário, a imprensa.
Foi por isso que Lula em recente depoimento a Lava Jato provocou “se elejam para entender como um governo é montado”. Aquilo foi uma confissão. É assim e pronto, admitiu o ex presidente réu.
Não importa quem ocupará esse vácuo, o que precisa mudar é o sistema e isso só tem alguma chance de acontecer se for de baixo para cima.
Trocaremos as peças, as caras, os discursos, mas tudo continuará como sempre.
Não está na hora de discutirmos os indivíduos (isso não quer dizer impunidade), mas o sistema inteiro que eles representam. Se continuarmos a esperar salvadores da pátria, a exemplo de todos os outros, ainda haverá muita dor pelo caminho. É a história quem insistentemente nos prova que é assim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s