Para algumas pessoas a mudança de profissão é como iniciar um novo capítulo da vida, não é mesmo? Mas e quando o bolso não se adapta a essa mudança?
Se você está pensando em sair do atual emprego ou já pediu demissão e iniciou em um novo, saiba que é normal ter que fazer alguns ajustes no orçamento.
A grande verdade é que essa mudança pode afetar sua qualidade de vida em diferentes aspectos, e não estamos falando apenas de carga horária.
Mas vou te contar um segredo: se fizer o planejamento certo, você consegue passar por essa mudança com sucesso e sem sustos no final do mês.
Quer saber como? Então siga com a leitura pois preparei um artigo especialmente para você que passou por uma mudança de profissão!
Como ajustar o orçamento após a mudança de profissão?
A principal preocupação com a mudança de profissão, sem dúvidas é a parte financeira, mas não entre em pânico!
O primeiro passo é olhar os números. Isso mesmo! Pegue um papel e comece a anotar todos os seus gastos, principalmente enquanto está no trabalho.
Sabe aquele cafezinho que você toma com os colegas de serviço e o almoço no restaurante da esquina? Não se esqueça deles também.
Ou seja, faça uma lista completa de todos os seus gastos atuais, é com essas informações que você vai comparar os gastos anteriores.
Com tudo anotado você está preparado para definir onde pode cortar ou incluir gastos e realizar quantos ajustes forem necessários.
Por que a mudança de profissão afeta o orçamento?
Essa mudança normalmente vem acompanhada de cortes ou ajustes financeiros, a não ser que sua sorte esteja nas alturas e tenha encontrado um emprego bem melhor.
Mas pensando no pior cenário, precisamos entender o porque isso acontece. Geralmente a diferença salarial é a principal causa do orçamento apertado.
Também existem aquelas pessoas que mudam de função e acabam tendo gastos a mais como novas ferramentas, um novo “guarda-roupas” (principalmente quando é exigido roupa social).
É possível listar várias situações que podem afetar o orçamento, mas o mais importante é que se você tiver jogo de cintura é possível lidar com essa mudança usando a inteligência.
Como se adaptar a uma possível redução de renda?
Bom, a sua renda caiu bruscamente após uma mudança de profissão e você não sabe como resolver essa situação?
A primeira coisa que você deve fazer é manter a calma, afinal, agir por impulso vai piorar o que já não está bom.
Saiba que existe uma forma bem simples de dar uma boa controlada no seu orçamento, veja o que fazer:
O que fazer quando o novo emprego paga menos que o antigo?
Acredite, eu já passei por essa situação e o frio na barriga é real. Mas entenda, se o seu salário agora é menor, o truque é ajustar as despesas.
“Ah, mas falar é muito fácil.” Sim! Concordo, mas eu quero te ajudar a colocar isso em prática com dicas valiosas, então preste atenção.
Por mais que seja difícil, essa adaptação não é impossível. Ela pode ser feita aos poucos para que você não sinta tanto com os cortes.
Um exemplo bem simples do que pode entrar na lista de cortes são as assinaturas de streaming, que talvez você nem use com tanta frequência.
Já parou para pensar também o quanto é gasto com fast food? Eu sei, é uma delícia, mas dá pra diminuir a quantidade de vezes que você pede na semana.
Por último e não menos importante, já pensou em fazer algo para ter uma renda extra? Existem várias formas, uma delas é pegar alguns freelancers.
E caso você tenha algumas roupas guardadas que não usa mais, por que não fazer um mini bazar? Pode entrar um bom dinheirinho!
Quais redes de apoio podem ajudar durante a mudança de profissão?
Não dá para negar que ter um apoio durante essa transição é extremamente importante e pode ser um grande diferencial.
O ideal é que você seja sincero com seus amigos e familiares, até porque, eles precisam entender que você não pode mais gastar como antes.
É bem provável que ao se abrir, receba conselhos e até mesmo escute histórias sobre alguém que tenha passado pelo mesmo.
Conclusão
Chegando até aqui, tenho certeza que está pronto para ajustar seu orçamento após qualquer mudança de profissão.
Viu como ter disciplina e aplicar alguns ajustes pode te ajudar a “sobreviver” a essa nova fase da sua vida até rolar aquela promoção e um bom aumento de salário?
Lembre-se que é preciso manter a calma e ter paciência, você não precisa mudar tudo de uma vez, faça aos poucos para se adaptar com mais facilidade.
Mas o primeiro passo precisa ser dado, então não prolongue por muito tempo o início desses ajustes financeiros. Até a próxima!