Ensinar sobre educação financeira para crianças e jovens é a melhor forma de prepará-los para o futuro, uma vez que, muitos adultos enfrentam nos dias atuais dificuldades financeiras exatamente por não terem tido acesso a essas informações.
Aprender assuntos relacionados a finanças pessoais desde cedo permite que quando na fase adulta essas crianças e jovens consigam tomar decisões mais acertadas sobre o dinheiro.
Também é válido lembrar que a educação financeira promove autonomia e responsabilidade, afinal, quando compreendemos o valor do dinheiro as escolhas e decisões feitas são sempre em prol do bem estar, sem loucuras.
Mas o que envolve esse bem estar e quais as prevenções para evitar problemas no futuro? É isso que iremos te mostrar hoje!
Siga com a leitura e descubra a melhor forma de ensinar educação financeira para crianças e jovens.
Importância da educação financeira para crianças e jovens
Entenda por onde começar e o que pode ser feito para aplicar a educação financeira no dia a dia da sua família.
Habilidades de vida
É muito importante que as crianças e adolescentes desenvolvam habilidades de vida, isso ajuda que eles entendam a gerenciar o dinheiro de maneira eficaz tanto na vida pessoal como na profissional também.
Um exemplo bem simples de como desenvolver essa habilidade em uma criança é ao invés presenteá-la, oferecer uma mesada.
Dessa forma, você ensina que para conquistar o brinquedo tão desejado ela vai precisar juntar e se planejar para comprá-lo.
Quando um jovem aprende desde cedo como administrar os seus recursos financeiros eles se tornam capazes de enfrentar com mais tranquilidade situações que poderiam ser complexas sem a educação financeira.
Prevenção de problemas futuros
Sabe quando você recebe um aviso ou uma dica de algum amigo e ganha a vantagem de poder reverter determinada situação?
É assim que a educação financeira pode auxiliar nos problemas futuros que os jovens podem enfrentar.
Em uma situação de emergência, um fundo de reserva teria potencial suficiente para tirar um futuro adulto de uma situação financeira complicada.
Uma ótima maneira de prepará-los para isso é ensinando planejamentos a curto, médio e longo prazo, o que consequentemente vai se tornar uma prática natural para investimentos na educação ou aposentadoria por exemplo.
Ferramentas e recursos para educação financeira
Algumas ferramentas podem ser usadas para deixar a educação financeira mais divertida e atrativa, principalmente para as crianças. Veja algumas opções:
Jogos e atividades
Muito provavelmente você já jogou banco imobiliário na sua infância, e tenho certeza que você deve se lembrar qual era a sensação de poder ao cobrar aluguel ou comprar os imóveis do tabuleiro.
Em um único jogo como o banco imobiliário é possível aprender sobre investimentos, gerenciamento do dinheiro e estratégias de negociação.
Mas ele não é o único jogo que pode te auxiliar nessa jornada de educar financeiramente seus filhos, também existem outras opções como Monopoly, Jogo da Vida, entre outros.
Livros e materiais didáticos
O mundo mágico das histórias, lendas e fábulas também pode ser um grande aliado na educação financeira infantil, um dos grandes exemplos é o folclore brasileiro.
Também existem alguns livros educativos que você pode utilizar para aplicar estratégias de ensino, sendo eles:
- Como se fosse dinheiro – escrito por Ruth Rocha;
- Zequinha e a porquinha poupança – escrito por Álvaro Modernell;
- O menino e o dinheiro – escrito por Reinaldo Domingos.
Conceitos básicos de educação financeira
Ensinar alguns conceitos básicos é primordial para atingir o objetivo de preparar as crianças e os jovens para que tenham estabilidade e segurança financeira.
Poupança
Apresentar aos jovens como a poupança funciona é uma forma de garantir que eles entendam o quão necessário é economizar e diferenciar o que são necessidades reais e o que são apenas desejos. Inclusive, precisam ser planejados com bastante cautela.
Abrir uma conta poupança para seu filho é uma experiência prática e educativa, pois na medida em que o saldo for crescendo você pode iniciar os ensinamentos sobre juros, rendimentos, entre outros.
Orçamento
Uma das habilidades mais importantes que faltam na vida de muitos adultos é a de elaborar um orçamento, e com certeza não pode faltar na sua lista de ensinamentos às crianças e jovens.
A falta de um orçamento compromete todo e qualquer esforço de economizar e se planejar da forma correta. Para iniciar o ensino existe um exemplo bem simples que pode ser reproduzido por você.
Dê ao seu filho um valor, vamos supor que seja R$200,00 por mês e peça para que ele identifique em uma lista todas as suas despesas, sejam elas alimentação, lazer ou até mesmo uma blusa nova.
Com facilidade essa experiência se tornará um hábito saudável, que influenciará positivamente na organização que ele vai precisar ter no futuro.
Crédito e dívidas
Linhas de crédito podem levar uma pessoa ao céu mas também ao inferno caso não sejam utilizadas da maneira certa. Por isso, é um dos ensinamentos que não podem ser deixados de lado.
Uma vez que o jovem compreende como utilizar o crédito com segurança, ele evita endividamentos desnecessários, mantendo assim sua saúde financeira estável.
Conclusão
Acredito que após ler esse artigo ficou claro que a educação financeira é uma habilidade necessária para toda a vida.
Em um país onde milhares de brasileiros estão negativados e por isso acabam deixando seus sonhos de lado.
É muito importante incentivar e capacitar nossas crianças e jovens para lidar com qualquer obstáculo financeiro.