Para quem não sabe, o IR (Imposto de Renda) é uma obrigação anual para algumas pessoas, e esperar a última hora para providenciar a documentação é um grande erro.

O mês ideal para analisar a situação financeira, se organizar e reunir o que precisa ser apresentado sem aquela correria que o brasileiro ama arrumar, é Janeiro.

Portanto, se você não quer ficar para trás e deseja agilizar tudo o quanto antes, aconselhamos que siga com a leitura para ficar por dentro de tudo relacionado à declaração de Imposto de Renda.

Documentos e informações que devem ser reunidos

Como dito anteriormente, algumas documentações são necessárias e obrigatórias de apresentar, por isso falaremos um pouco sobre elas.

O primeiro passo é ter em mãos o informe dos seus rendimentos, esse documento pode ser fornecido pelo banco, empregador ou até mesmo por outras fontes de renda.

Despesas dedutíveis

É importante apresentar comprovantes de despesas médicas, educação, entre outros se você quiser abater esses valores.

Caso exista algum tipo de pagamento como pensão alimentícia e outros gastos dedutíveis, certifique-se de ter os comprovantes em mãos.

Comprovantes de propriedade e bens

Além dos documentos citados acima, caso exista alguma propriedade em seu nome, esses também devem ser apresentados, assim como veículos ou investimentos realizados.

Lembrando que nada deve ser omitido, portanto, não deixe de declarar tudo pois as consequências podem ser bem desagradáveis financeiramente e juridicamente também.

Informações sobre dependentes

Nem todo mundo sabe que é necessário declarar também os seus dependentes, isso inclui filhos e pais com os devidos comprovantes.

Sendo eles, RG, CPF e comprovante das despesas relacionadas a cada um deles, caso exista alguma.

Incluir dependentes é uma excelente maneira de reduzir o cálculo do imposto, o que acaba oferecendo restituição em alguns casos e também o pagamento de valores mais baixos.

Reorganização financeira

Falamos sobre a reorganização financeira no início do ano, e precisamos reforçar o quanto ela é importante e necessária.

Assim como Janeiro é um bom momento para preparar tudo relacionado ao Imposto de Renda, ele também é ideal para tomar algumas ações.

Uma delas é colocar em dia o pagamento de dívidas para diminuir os prejuízos com as multas e os juros acumulados.

Também é uma excelente hora para ajustar todas as despesas em um planejamento anual, fazendo isso, você pode reduzir suas despesas para melhorar sua posição financeira em sua declaração.

Por último e não menos importante, faça reflexões sobre os rendimentos obtidos para ter uma visão mais clara sobre os ajustes que precisam ser feitos na hora de declarar.

Qual a importância de consultar com um contador?

Apesar de entender ou já fazer a declaração sozinho, talvez seja a hora de contar com a ajuda de um especialista no assunto.

Os contadores podem ajudar a garantir que a sua declaração vai ser feita da forma certa, pois eles são especialistas em legislação fiscal.

Contar com esse profissional anula os riscos de cair na malha fina, inclusive, eles também são excelentes orientadores de como organizar todos os documentos e como maximizar a sua restituição.

Benefícios de se antecipar

Se antecipar e deixar tudo preparado em Janeiro, oferece muitas vantagens, essas que envolvem tanto o bolso como a sua saúde mental.

Quando a declaração é preparada com antecedência você diminui o estresse causado por erros que podem acontecer quando tudo é deixado para a última hora.

Outro grande benefício é a chance da restituição ocorrer mais rápido, afinal, quanto mais cedo você declarar, mais rápido pode ser o processo de restituição.

Também é importante pontuar que quando a declaração é feita com antecedência, as chances de perder o prazo são quase nulas, o que também oferece vantagens sobre não ter que se preocupar com multas e juros.

Conclusão

Se você chegou até aqui, entendeu como é importante se antecipar e preparar tudo que é relacionado à declaração do Imposto de Renda.

Organizando e reunindo tudo que é importante, você garante que não existirão surpresas ao longo do caminho e também que o valor pago será justo.

Aproveite que essas dicas ainda estão frescas na sua mente e coloque em prática o seu planejamento para não perder o prazo e não se atrapalhar na hora de prestar contas.

Compartilhe essas informações com seus amigos e familiares, ajude-os a também a se organizarem para a declaração. Até a próxima!